Analisando as tendências contraditórias que se organizam em torno do trabalho educativo com crianças de seis anos (uma voltada para a adaptação da criança às proposições do adulto e outra centrada, que coloca em posição secundária a atuação do adulto e o compromisso da escola com a aprendizagem, Corsino (2007) que discutem as inúmeras indagações em torno do tema e apontam as seguintes situações:
I. cabe aos educadores propor e coordenar atividades significativas e desafiadoras capazes de impulsionar o desenvolvimento das crianças.
II. criar situação que possibilita ampliar, ao máximo possível, suas experiências e práticas socioculturais.
III. entender que o conhecimento é uma construção coletiva e é na troca dos sentidos construídos, no diálogo e na valorização das diferente vozes que as aprendizagens vão se dando.
IV. na padronização de comportamento e ações que cada sujeito vai tecendo seus conhecimentos.
Marque alternativa certa.
As alternativas I, II e IV estão corretas
As alternativas I, II e III estão corretas
Somente a alternativa II está correta.
As alternativas II e IV estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.