Didática é, acima de tudo, a construção de conhecimentos que possibilitem a mediação entre o que é preciso ensinar e o que é necessário aprender; entre o saber estruturado nas disciplinas e o saber ensinável mediante as circunstâncias e os momentos; entre as atuais formas de relação com o saber e as novas formas possíveis de reconstruí-las.
Pimenta et al. 2013, p.150.
Nessa perspectiva, é correto afirmar que o ensino, enquanto objeto de estudo da didática, deve estar focado
nos conteúdos dos programas e dos livros didáticos, que procuram facilitar o processo de ensino do aluno.
no domínio de conhecimento dos professores, pois este é essencial para que o aluno aprenda.
na sequência de atividades que o professor deve seguir para garantir a aprendizagem dos alunos.
na investigação de objetivos, métodos e diretrizes que assegure ao professor a autoridade do processo.
nos meios que proporcionam a facilitação e a assimilação ativa dos conhecimentos pelos alunos, considerando que o ensino não é só transmissão de informações.