Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Para que se possa haver aprendizagem, é necessário que haja todo um processo de assimilação onde o aluno, com a orientação do professor, passe a compreender, refletir e aplicar os conhecimentos obtidos. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:

I. A motivação é intrínseca quando se trata de objetivos internos, como a satisfação de necessidades orgânicas ou sociais, a curiosidade, a aspiração pelo conhecimento; e, é extrínseca, quando a ação da criança é estimulada de fora, como as exigências da escola, a expectativa de benefícios sociais que o estudo pode trazer, a estimulação da família, do professor ou dos demais colegas.

II. Para que possa haver aprendizagem é preciso um processo de assimilação ativa que para ser efetivo necessita de atividades práticas em várias modalidades e exercícios, nos quais se pode verificar a consolidação e aplicação prática de conhecimentos e habilidades.

III. Para que possa haver aprendizagem o aluno necessita ser estimulado com conteúdo de seu alcance, textos que tratem de sua realidade. Somente quando o aluno demonstra através de ações alguma forma de mudança crítica podemos dizer que realmente existiu a aprendizagem.

Assinale

  • A.

    se todas as assertivas estiverem corretas.

  • B.

    se somente as assertivas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as assertivas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente as assertivas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se somente a assertiva I estiver correta.