Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:

  • A.

    permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros.

  • B.

    evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente.

  • C.

    insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram.

  • D.

    utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir.

  • E.

    considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos.