Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:

- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.

Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:

- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,

  • A. tendência progressista libertadora e tendência progressista libertária
  • B. tendência progressista crítico-social dos conteúdos e tendência progressista libertária
  • C. tendência liberal renovada progressista e tendência progressista crítico-social dos conteúdos
  • D. tendência liberal tecnicista e tendência progressista libertadora
  • E. tendência liberal tradicional e tendência liberal renovada progressista