Entendendo o multiplicador como um agente de
mudanças, de acordo com o aporte teórico da
epistemologia genética piagetiana, o seu papel é desenhar
processos formativos, nas modalidades presencial e a
distância, tendo como base uma metodologia interativa e
problematizadora. É correto afirmar que compete a ele
apresentar
A
projetos de ensino de formação inicial, no qual ele
pensa pelo aluno, antecipa o que ele necessita
saber, define os problemas, os objetivos, indica as
fontes de pesquisa e aponta as soluções.
B
projetos de aprendizagem nos quais, em um
primeiro momento, os multiplicadores lançam
problemas e formulam questões, a partir de suas
certezas provisórias, conhecimento prévio e dúvidas
temporárias, questões de investigação.
C
uma metodologia de ensino diferenciada, já que ele
vai lidar com aprendizagem de adultos. O
multiplicador ministra aulas. Seu papel pede
generosidade para compartilhar conhecimentos e
não atitudes que facilitam o aprendizado.
D
cursos para disseminar o conteúdo estabelecido
com eficiência. É preciso desenvolver algumas
técnicas para facilitar a aprendizagem e reter a
atenção dos colegas. Isso implica, por exemplo, em
saber usar a voz e o gestual, bem como lidar com
recursos audiovisuais nas apresentações, tornandoas
mais lúdicas e interessantes.
E
planos de treinamentos verticalizados por
segmentos dos recursos humanos da organização.
Os multiplicadores são profissionais dos próprios
quadros da empresa que detêm um conhecimento
importante para as finalidades da instituição que
assumem o papel de repassar os conteúdos prontos
para um grupo ou até para toda a organização.