Pedagogia Educação Infantil Organização do tempo e do espaço na educação infantil

Ostetto (2002), a respeito de conteúdo e forma, apresenta diferentes perspectivas de planejamento na Educação Infantil. Segundo a autora, o planejamento baseado em datas comemorativas é direcionado pelo calendário, considerando algumas datas tidas como importantes do ponto de vista do adulto, conforme as escolhas da instituição ou do educador. Uma compreensão crítica dessa perspectiva de planejamento vem a ser:

  • A.

    A escola precisa estar em consonância com o que está na vida das crianças e de suas famílias, respeitando a realidade imediata da comunidade escolar.

  • B.

    O planejamento com as datas comemorativas privilegia uma visão ou concepção dominante de História em detrimento de outras possíveis.

  • C.

    O planejamento com as datas comemorativas está articulado aos interesses sociais e culturais nacionais fortalecendo a identidade brasileira.

  • D.

    A possibilidade de articulação e oferecimento às crianças de atividades sobre o mesmo assunto ou temas contribuindo para ampliação do seu repertório cultural.