Questão 1173639 - Organização do tempo e do espaço na educação infantil

Concurso: Prefeitura de Jundiaí - SP 2018

Cargo: Professor de Educação Básica

Banca: Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)

Nível: Superior

Pedagogia Educação Infantil Organização do tempo e do espaço na educação infantil

Na Educação Infantil o ambiente precisa ser cuidadosamente preparado de modo a contemplar a segurança e o acolhimento da criança, dentre outros aspectos.


Partindo desse pressuposto, a constituição de um ambiente implica na valorização de várias dimensões considerando a faixa etária atendida. Dentre as dimensões que necessitam ser contempladas não está a dimensão:

  • A.

    temporal, que compreende na organização do tempo e os momentos em que os diferentes ambiente serão utilizados bem como a distribuição das atividades ao longo da rotina diária.

  • B.

    funcional, que considera a forma de utilização dos diferentes ambientes, sua polivalência, sua flexibilidade e os tipos de experiência que podem ocorrer nelas.

  • C.

    estética, que considera a arquitetura para a utilização e disposição das produções artísticas, materiais e mobiliários, bem implica no estabelecimento do espaço próprio, com profissionais capacitados para atendimento de crianças e mães em situação de risco.

  • D.

    Social, que implica no estabelecimento de espaço próprio, com profissionais capacitados para atendimento de crianças e mães em situação de risco.