Pedagogia Educação Infantil Organização do tempo e do espaço na educação infantil

Na Educação Infantil, a associação entre o “educar” e o “cuidar” potencializa os aprendizados. Nesse contexto, atividades de rotina, como escovar os dentes, devem ser realizadas:

  • A.

    pelas famílias, em casa, para não comprometer hábitos e nem responsabilizar a escola por eventuais problemas de saúde bucal.

  • B.

    pelos cuidadores, porque as crianças pequenas ainda não são capazes de executar essa tarefa com segurança.

  • C.

    pelas próprias crianças, só uma vez por dia, para que possam aprender aos poucos, mas manterem os dentes limpos e saudáveis, também.

  • D.

    pelos professores, já que cabe aos auxiliares, apenas, o manuseio de materiais coletivos ou individuais, sem interação direta com as crianças.

  • E.

    pelas próprias crianças, sob supervisão e orientação dos adultos, já que todas as vivências são espaços do aprender.