Imagem de fundo

A tabela abaixo apresenta a distribuição por sexo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fu...

A tabela abaixo apresenta a distribuição por sexo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2013, com os respectivos percentuais nos níveis de proficiência na escala definida por Soares (2010).

Considerando que o diretor de uma escola pública de Ensino Fundamental tenha recebido um boletim com os dados acima, referentes aos seus alunos, assinale a alternativa que expressa uma ação de uso pedagógico dos resultados.

A
A escola pode estabelecer como condição para a matrícula testes de seleção para avaliar o nível de proficiência dos estudantes, selecionando aqueles com nível de proficiência Adequado.
B
Solicitar do secretário de educação a instituição de uma política de pagamento por bônus de desempenho para os profissionais da escola, conforme o número de alunos que estejam nos níveis Adequado e Avançado.
C
Convocar uma reunião com os pais ou responsáveis pelos estudantes e solicitar que cada um faça uma contribuição financeira para que a escola possa adquirir equipamentos tecnológicos, considerando que as tecnologias digitais têm grande influência na aprendizagem dos estudantes.
D
A escola pode propor atividades apropriadas para seus alunos conforme os níveis de proficiência, ou seja, para os que estão no nível Abaixo do Básico, atividades para a aprendizagem dos conteúdos; para os que estão no nível Básico, atividades de reforço; para os que estão no nível Adequado, oportunidades de aprofundamento; e para os que estão no nível Avançado, desafios, como a participação nas olimpíadas do conhecimento.