Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” In: VEIGA NETO, ALFREDO. De Geometrias, Currículo e Diferenças. IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças.2002.p.7.
Considerando a concepção de currículo apresentada no texto acima, é errado afirmar que:
O currículo formal é definido pelos professores nos conselhos de classe.
Atitudes e valores transmitidos no cotidiano escolar que não estão explicitados em documentos fazem parte do currículo oculto da escola.
O educador tem papel fundamental no processo curricular.
O currículo prescrito é definido pelos documentos oficiais.
O currículo real é aquele que acontece em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.