Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo

Leia o texto para responder às questões de números 42 e 43.


Numa primeira aproximação e concretização do significado amplo que nos sugere Sacristán (2000), propomos definir o currículo como “o projeto seletivo de cultura, cultural, social, política e administrativamente condicionado, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada”. Este conceito de currículo, referencial para a ordenação teórica da problemática correspondente, sugere-nos que existem três grandes grupos de problemas ou elementos em interação recíproca, que são os que definitivamente concretizam a realidade curricular como cultura escolar.

O primeiro grupo ao qual Sacristán (2000) se refere está relacionado à aprendizagem dos alunos nas instituições escolares, “organizada em função de um projeto cultural para a escola, para um nível escolar ou modalidade”. Isso significa que “o currículo é, antes de tudo, uma seleção de

  • A.

    ideologias”.

  • B.

    conteúdos”.

  • C.

    práxis”.

  • D.

    habilidades”.

  • E.

    competências”.