Questão 1138300 - Concepções de currículo
Concurso: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SP (SME/SP) 2019
Cargo: Coordenador Pedagógico
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo
Leia o texto para responder às questões de números 42 e 43.
Numa primeira aproximação e concretização do significado amplo que nos sugere Sacristán (2000), propomos definir o currículo como o projeto seletivo de cultura, cultural, social, política e administrativamente condicionado, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada. Este conceito de currículo, referencial para a ordenação teórica da problemática correspondente, sugere-nos que existem três grandes grupos de problemas ou elementos em interação recíproca, que são os que definitivamente concretizam a realidade curricular como cultura escolar.
O primeiro grupo ao qual Sacristán (2000) se refere está relacionado à aprendizagem dos alunos nas instituições escolares, organizada em função de um projeto cultural para a escola, para um nível escolar ou modalidade. Isso significa que o currículo é, antes de tudo, uma seleção de
-
A.
ideologias.
-
B.
conteúdos.
-
C.
práxis.
-
D.
habilidades.
-
E.
competências.