Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo

Leia o texto para responder às questões de números 42 e 43.


Numa primeira aproximação e concretização do significado amplo que nos sugere Sacristán (2000), propomos definir o currículo como “o projeto seletivo de cultura, cultural, social, política e administrativamente condicionado, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada”. Este conceito de currículo, referencial para a ordenação teórica da problemática correspondente, sugere-nos que existem três grandes grupos de problemas ou elementos em interação recíproca, que são os que definitivamente concretizam a realidade curricular como cultura escolar.

O segundo grupo ao qual Sacristán (2000) se refere está relacionado ao projeto cultural, que “(...) se realiza dentro de condições políticas, administrativas e institucionais, porque a escola é um campo institucional organizado que proporciona uma série de regras que ordenam a experiência que os alunos e os professores podem obter participando nesse projeto. As condições o modelam e são fonte por si mesmas de um currículo

  • A.

    ideal ou abstrato”.

  • B.

    oficial ou explícito”

  • C.

    paralelo ou oculto”.

  • D.

    ideológico ou direcionado”.

  • E.

    tradicional ou concreto”.