Pedagogia Educação e Filosofia Filosofia

O ser humano depende profundamente de processos educativos, espontâneos ou intencionais, para sobreviver. A educação intencional, deliberada e organizada em locais predeterminados e com instrumentos específicos, tem o conhecimento como cerne dos processos educativos, formativos e informativos, destaca Cortella. Daí a necessidade de práticas educativas em estreita conexão com as concepções que cada educador assume, individual ou coletivamente. A respeito dessa questão, o autor ressalta:

  • A.

    as práticas educativas devem propiciar o acesso ao verdadeiro conhecimento escolar, concebido como uma descoberta e que será progressivamente revelado ao aluno, até atingir um estágio final.

  • B.

    as práticas educativas devem orientar-se pelo conhecimento científico, único conhecimento que expressa produto acabado e verdadeiro.

  • C.

    as concepções pedagógicas referenciadas nas inspirações individuais dos professores são as únicas que promovem transformações mais efetivas nos alunos.

  • D.

    as práticas educativas apoiadas na ideia da relatividade do conhecimento levam a interpretações equivocadas de seus imutáveis fundamentos epistemológicos.

  • E.

    as concepções pedagógicas dos educadores nem sempre são conscientes e reflexivas e, no mais das vezes, expressam percepção pouco clara de suas fontes e consequências.