Pais ou responsáveis que se sentissem incomodados com a situação poderiam usar o seguinte argumento para rebater a afirmação da coordenadora:
Os professores conseguem identificar, logo nos primeiros meses do ano letivo, quem tem condições de passar de ano e quem não tem.
Os alunos desinteressados ou indisciplinados devem ser punidos com notas baixas, e os alunos estudiosos e interessados devem ser recompensados com notas altas, para que a escola possa ser considerada de qualidade.
Não é o professor quem reprova o aluno, mas ele mesmo o faz, quando não presta atenção às aulas e não consegue entender os conteúdos das disciplinas.
Oobjetivo do processo de ensino e de educação é que todas as crianças desenvolvam suas capacidades físicas e intelectuais, seu pensamento criativo e autônomo, razão por que a avaliação deve ajudar todas as crianças nesse processo.
Provas escritas são o único meio de obtenção de informação sobre o rendimento dos alunos, e escola, professores e pais necessitam apenas da comprovação quantitativa dos resultados para analisarem e avaliarem o conhecimento dos alunos.