Imagem de fundo

Nas palavras de Madalena Freire: "observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, ...

Nas palavras de Madalena Freire: "observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, sem planejamento , nem devolução , e muito menos sem encontro marca do observar uma situação pedagógica é olhá-la , fitá-la , mirá-la, admirá-la para ser iluminada por ela".

Telma Weisz lembra que "a prática da observação das aulas é um importante instrumento de reflexão porque o professor costuma estar tão envolvido em sua ação que não consegue enxergar o que salta aos olhos de um observador".


É sabido que um valioso recurso que os supervisores escolares devem utilizar para conseguir colaborar com o trabalho dos professores é a observação de sala, mas não uma observação que supõe apenas ver,ouvir, perceber e descrever o que está ocorrendo. Ela deve ter como intenção a formação continuada . Observar não tem como foco fiscalizar. Esse é um trabalho de parceria .


Para tanto, o objetivo da observação de aula deve ser:

A

instrumentalizar os supervisores escolares para o domínio do trabalho da sua equipe docente .

B

socializar as aulas observadas entre todos os professores para avaliação coletiva .

C

expor e debater as diferentes maneiras de análise da prática do professor visando aprimorá-la .

D

verificar se o professor está cumprindo o planejamento e as sequências didáticas.

E

aprofundar o conhecimento sobre o professor e sobre os alunos para atuar conscientemente .