Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Coordenação e Orientação Educacional

Nas palavras de Madalena Freire: "observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, sem planejamento , nem devolução , e muito menos sem encontro marca do obser var uma sit uação pedagógica é olhá-la , fitá-la , mirá-la, admirá-la para ser iluminada por ela". Teima Weisz lembra que "a prática da observação das aulas é um importante instrumento de reflexão porque o professor costuma estar tão envolvido em sua ação que não consegue enxergar o que salta aos olhos de um observador".

É sabido que um valioso recurso que os supervisores escolares devem utilizar para conseguir colaborar com o trabalho dos professores é a observação de sala, mas não uma observação que supõe apenas ver,ouvir, perceber e descrever o que está ocorrendo. Ela deve ter como intenção a formação continuada . Observar não tem como foco fiscalizar. Esse é um trabalho de parceria .

Para tanto, o objetivo da observação de aula deve ser:

  • A. instrumentalizar os supervisores escolares para o domínio do trabalho da sua equipe docente .
  • B.

    socializar as aulas observadas entre todos os professores para avaliação coletiva .

  • C.

    expor e debater as diferentes maneiras de análise da prática do professor visando aprimorá-la .

  • D.

    verificar se o professor está cumprindo o planejamento e as sequências didáticas.

  • E.

    aprofundar o conhecimento sobre o professor e sobre os alunos para atuar conscientemente .