Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Coordenação e Orientação Educacional

Lendo o texto de Fujikawa (2012), é possível verificar que, devido à necessidade de se articular as distintas instâncias da gestão, a escola dispõe de variados registros que devem manter coerência com os princípios de seu projeto político-pedagógico. A elaboração desses registros permite objetivar as questões que ocorrem nessa realidade. Contudo, para a autora, “isso não significa cristalizar as ações, as atitudes, os comportamentos, considerando-os imóveis, imutáveis ou determinados porque jazem escritos. Implica, sim, considerar as possibilidades que o registro escrito apresenta no sentido de revelação da realidade capturada”. Desse modo, a elaboração desses registros permite analisar também

  • A.

    “o que se revela pela ocultação de dados na escrita”.

  • B.

    “a imagem que os profissionais construíram da própria profissão”.

  • C.

    “as relações teoria-prática envolvidas na formação dos professores”.

  • D.

    “o conhecimento sobre as relações educativas construídas no espaço escolar”.

  • E.

    “a qualidade da escrita dos profissionais envolvidos”