Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Planejamento, seleção e organização dos conteúdos curriculares

Em Stainback e Stainback (1999), relata-se o caso de Peter: Junta-se a uma turma de 23 alunos por um período nas manhãs e durante um período especial, depois do almoço, para aulas de arte, música, educação física e biblioteca. “Ele não está na nossa turma... Ele chega pela manhã, quando já nos sentamos para fazer a lição. Depois ele sai e volta para a sua sala” (relato de um aluno da sala). Quando Peter está com eles, os outros alunos trabalham em suas carteiras com folhas de lição individuais. “Fazemos lições de Matemática e ele colore” (relato de um aluno da sala). Peter sai das aulas de arte, de música de educação física e da biblioteca 15 minutos antes dos demais. Na organização do currículo para Peter, é prioritário que

  • A.

    a socialização e as amizades sejam também objetivos educacionais

  • B.

    o acolhimento e a aceitação da diversidade componham o currículo oculto.

  • C.

    as habilidades acadêmicas recebam destaque em detrimento das sociais.

  • D.

    as adequações curriculares contemplem modificações significativas nos conteúdos.

  • E.

    as habilidades prévias sejam essenciais na definição das atividades acadêmicas.