Imagem de fundo

Os estudos e pesquisas do currículo, na atualidade, atingem os educadores, ao mesmo tem...

Os estudos e pesquisas do currículo, na atualidade, atingem os educadores, ao mesmo tempo em que novas questões fecundam a discussão sobre o assunto. As questões que permeiam essas discussões demonstram que é preciso um currículo em que:

A

Os conteúdos contribuam para formar habilidades ou comportamentos observáveis, tendo o conhecimento sistematizado como lugar central do currículo.

B

Deve-se assegurar o ensino como transmissão sequenciada, numa ordem de complexidade crescente de aprendizagem de habilidades e conteúdos, para obter o resultado do desenvolvimento intelectual dos alunos nas diferentes fases, de acordo com as suas faixas etárias.

C

Se integre, no conhecimento escolar, os saberes prévios e locais, ampliando a compreensão dos alunos e tornando o currículo mais vivo e emancipador.

D

No lugar central, esteja o predomínio do conhecimento sistematizado, mas considerado de modo processual.

E

As listagens de conteúdos por disciplinas e a separação entre ensino e aprendizagem ainda vigore com ênfase.