Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Planejamento, seleção e organização dos conteúdos curriculares

Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos e Noções de Igualdade Racial e de Gênero

Na organização curricular encontramos, muitas vezes, uma valorização diferente entre os conhecimentos escolares. Exemplo disso é a prioridade dada à matemática em detrimento da língua estrangeira ou da geografia. Nessa hierarquia se supervalorizam as chamadas disciplinas científicas, secundarizando-se os saberes referentes às artes e ao corpo; silenciam-se as vozes de muitos indivíduos e grupos sociais e classificam-se seus saberes como indignos de entrarem na sala de aula e de serem ensinados e aprendidos.


Em vista disso, é correto afirmar que 

  • A.

    a área das ciências exatas é valorizada pela importância que significa para o mundo do trabalho.

  • B.

    os saberes são igualmente reconhecidos e selecionados na organização curricular da escola.

  • C.

    o conhecimento científico é desconsiderado e o saber prático reconhecido na organização curricular.

  • D.

    os conhecimentos do ensino fundamental e médio são uma adaptação do conhecimento científico.

  • E.

    os saberes socialmente reconhecidos são legitimados e os saberes populares estigmatizados.