Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Planejamento, seleção e organização dos conteúdos curriculares

O currículo de uma escola é o conjunto de oportunidades de ensino e aprendizagens para todos os envolvidos no processo.

Uma proposta curricular que emanada do corpo docente, de representantes dos responsáveis e dos estudantes:

  • A.

    atende às necessidades dos responsáveis pelos estudantes, eliminado insatisfações que podem desestabilizar o trabalho da escola.

  • B.

    deve ser, posteriormente, revista pela direção da escola, a quem cabem todas as decisões sobre o que fará parte do projeto político-pedagógico da instituição.

  • C.

    estabelece a relação fundamental entre o currículo e o contexto social, histórico e cultural ao qual a escola pertence.

  • D.

    corresponde, exclusivamente, às expectativas dos estudantes, que passam a se interessar pelas atividades que sempre desejaram, a partir das suas escolhas individuais.

  • E.

    atende aos anseios dos professores, já que eles são os protagonistas do processo, porque estudaram suas disciplinas a fundo e sabem o que é melhor para a escola.