Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Planejamento, seleção e organização dos conteúdos curriculares

O grupo de professores e de coordenadores de uma escola da rede pública se reúne, regularmente, para repensar o currículo. Entre outras conclusões, o grupo resolve propor e organizar a participação de representantes dos responsáveis e dos estudantes nessa elaboração. Assim, a proposta curricular emanada desse novo grupo:

  • A.

    atenderá às expectativas dos responsáveis, eliminando as reuniões periódicas com os professores para avaliação do trabalho.

  • B.

    deverá ser, posteriormente, revista pela direção da escola, a quem cabem todas as decisões sobre o que será ensinado pela instituição.

  • C.

    estabelecerá a relação fundamental entre o currículo e o contexto social, histórico e cultural no qual a escola está inserida.

  • D.

    atenderá às expectativas dos estudantes, que terão as aulas que sempre desejaram, a partir das suas escolhas.

  • E.

    atenderá às expectativas dos professores, já que, ao convidarem os responsáveis e os estudantes, terão maior respaldo para suas decisões.