Pedagogia Currículo (Teoria e Prática)

Estudiosos e formuladores de políticas públicas mencionam a necessidade de revisão do currículo escolar para o melhor atendimento das peculiaridades de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes comuns do ensino regular. Considerando as perspectivas atuais relativas a currículo e educação inclusiva, assinale a opção correta.

  • A.

    As adaptações curriculares devem ser realizadas em três níveis: no projeto pedagógico (currículo escolar), relativas ao currículo da classe e individualizadas do currículo.

  • B.

    O conceito de adaptação curricular pressupõe transformações de acessibilidade curricular, mas não modificações no planejamento pedagógico, visto que é preciso considerar que, nas classes comuns, não há apenas alunos com necessidades educacionais especiais, sendo dever da escola atender a todos.

  • C.

    No processo de adaptação curricular, deve-se prever a oferta de um conteúdo mínimo comum a todos os alunos.

  • D.

    A adaptação curricular traduz-se no esforço de eliminar totalmente as barreiras físicas das instituições de ensino que recebem crianças com necessidades educacionais especiais.