Imagem de fundo

Uma professora notou que em matemática sua turma de 5º ano estava com dificuldades de r...

Uma professora notou que em matemática sua turma de 5º ano estava com dificuldades de realizar situações-problema e solicitou a presença do coordenador pedagógico para que assistisse à sua aula e lhe ajudasse a identificar que estratégias didáticas poderiam ser adotadas para favorecer a aprendizagem dos alunos. Com respaldo em seus conhecimentos de didática da Matemática, após observar a aula, o coordenador provavelmente respondeu que

A

é preciso aumentar a quantidade de situações-problema para serem resolvidas pelos alunos, utilizando apenas uma operação por vez, ou seja, quinze problemas que envolvam multiplicação em uma mesma aula. Não é indicado que os alunos de 5º ano resolvam os problemas com estratégias pessoais, precisam estruturar as operações de modo convencional.

B

a Matemática não deve utilizar situações-problema, deve usar exclusivamente jogos didáticos, de preferência propostos pelos alunos.

C

antes de resolver situações-problema, os alunos precisam familiarizar-se com as operações aritméticas de modo isolado. Quando as compreenderem bem, podem aplicá-las. Se os alunos têm dificuldades, o professor deve retomar as operações e, quando aprenderem o mecanismo operativo, estarão preparados para o próximo passo.

D

propor situações-problema é imprescindível em todos os níveis da escolaridade, porém a Matemática não deve se limitar a isso; é necessário que os alunos também possam experimentar criar problemas e propiciar a resolução dos problemas inventados por outros colegas.