Pedagogia Currículo (Teoria e Prática)

O currículo de uma determinada instituição é oficializado por uma instituição maior, os chamados órgãos oficiais, como, por exemplo, o Ministério de Educação e as Secretarias Estaduais e Municipais da Educação. Sobre sua finalidade e importância, é INCORRETO afirmar que:
  • A. O currículo escolar deve ser organizado com a finalidade de ir ao encontro das capacidades e interesses dos alunos e inclui mais do que o conteúdo a ser aprendido, pois, tudo que cerca o aluno, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
  • B. O currículo é um documento imutável que contém um conjunto neutro de conhecimentos a serem transmitidos em sala de aula.
  • C. O currículo é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento.
  • D. O currículo escolar reúne uma série de informações que compreendem o conjunto de saberes a serem estudados, os procedimentos metodológicos praticados, os instrumentos de avaliações utilizados e outras informações necessárias para o funcionamento de uma escola.