Pedagogia Legislação Educacional Diretrizes Curriculares Nacionais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

O trabalho como princípio educativo nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais é a base para a organização e desenvolvimento curricular, especialmente no Ensino Médio, e significa

  • A.

    garantir o futuro da nação, uma vez que o desenvolvimento econômico depende de trabalhadores bem adaptados e preparados para cumprir metas de produtividade.

  • B.

    possibilitar a adolescentes e jovens as bases para a escolha profissional futura sem profissionalizá-los precocemente, atendendo a diversidade de percursos adequados para atender as diferenças de gênero.

  • C.

    antecipar a formação específica para o exercício de profissões socialmente reconhecidas e legalmente regulamentadas.

  • D.

    concretizar a função social da escola garantindo as condições de uma formação generalista única, destinada a todos, e aquela que nos diferencia na estrutura ocupacional da sociedade moderna.

  • E.

    dizer que o ser humano é produtor de sua realidade e, por isto, dela se apropria e pode transformá-la; o trabalho é ainda a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social.