Staccioli (2013), na obra Diário do acolhimento na escola da infância, destaca que a criança tem o direito de, na escola, encontrar atitudes e ambientes acolhedores. Ele apresenta um método de trabalho acolhedor a ser desenvolvido na pré-escola e, nas orientações, indica a valorização da brincadeira, pois essa é capaz de mobilizar as crianças e de levá-las a aprendizagens e relações. A brincadeira pode ser vista sob o ponto de vista psicológico, pela ótica pedagógica e cultural. No contexto das brincadeiras, segundo Staccioli, a tarefa do professor é de
determinar os tipos de jogos e de brincadeiras que as crianças deverão realizar.
direcionar todas as brincadeiras infantis, inclusive as realizadas na hora do recreio.
utilizar apenas brinquedos e jogos educativos com fins pedagógicos, excluindo as brincadeiras de faz de conta.
oferecer oportunidades para uma vasta gama de mensagens e de provações.
excluir o brincar de natureza livre do seu plano de ensino, porque é incompatível com o processo educativo.