Pedagogia Educação Infantil

O surgimento das instituições de Educação Infantil esteve, de certa forma, relacionado ao nascimento da escola e do pensamento pedagógico moderno, que pode ser localizado entre os séculos XVI e XVII.

A escola, muito parecida com a que se conhece hoje, organizou-se porque ocorreram vários fatores, principalmente na Europa: a descoberta de novas terras, o desenvolvimento científico, a invenção da imprensa, que permitiu que muitos tivessem acesso à leitura (da Bíblia, principalmente), a chegada da sociedade industrial etc.

Nesse sentido, e por razões que se identificam com um conjunto de ideias novas sobre a infância e sobre o papel da criança na sociedade, houve a necessidade de torná-la, através da escola, num indivíduo:

  • A.

    produtivo e ajustado às exigências dessa evolução social.

  • B.

    prestativo e socializado de acordo com as exigências da época.

  • C.

    consciente de suas obrigações, direitos e deveres de cidadania.

  • D.

    conhecedor das ciências, das artes, da religião e da filosofia.

  • E.

    motivado para o trabalho criativo, crítico e solidário.