Imagem de fundo

Analise, a seguir, o relato de estagiárias sobre a experiência que tiveram com crianças...

Analise, a seguir, o relato de estagiárias sobre a experiência que tiveram com crianças bem pequenas, em uma escola de educação infantil.


“Uma de nossas propostas [...] acabou por reduzirse a uma mera atividade sem sentido e reprodutora de estereótipos; foi o caso da tentativa frustrada e malconduzida da primeira pintura feita com guache, na qual pretendíamos que as crianças pintassem nos limites da flor recortada em cartolina. [...] Ficamos o tempo todo intervindo (melhor dizendo, controlando!) para que as crianças voltassem a se concentrar no que ‘deveriam’ fazer: pintar, única e exclusivamente, o interior da pequena flor. Elas demonstravam mais interesse em lambuzar as mãos, sentindo a textura, a cor e o cheiro da tinta utilizada. Pintaram até o papel que cobria a mesa”. (SOUZA; WEISS in OSTETTO (org.), 2009, p. 43).


Avalie as afirmações sobre a experiência das estagiárias.


I - Perceberam que a prática pedagógica, com crianças muito pequenas, envolve vivências relevantes, muita experimentação e exploração de todos os órgãos dos sentidos.

II- Trabalharam com a necessidade que as crianças têm de explorar ao máximo o que lhes está sendo apresentado ou oferecido, pois pintaram até o papel que cobria a mesa.

III- Ficaram atentas aos sinais que as crianças estavam transmitindo, oferecendo-lhes apoio para que se situassem em relação ao tempo e ao espaço destinados à atividade proposta.

IV- Compreenderam que a atividade educativa abarca todo o cotidiano das ações e situações e deve ser planejada com cuidado, para se tornar significativa para a criança e para o educador.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I e III.

B

I e IV.

C

I, II e III.

D

II, III e IV.