As mudanças que vêm ocorrendo nos modos de viver,
conviver, trabalhar e aprender na Sociedade da
Informação têm um grande impacto sobre a Educação.
Elas transformaram, drasticamente, o contexto histórico,
geográfico, social, cultural, político, econômico e
tecnológico em que a Educação acontece. Atualmente não
faz mais sentido que a escola continue a transferir
informações para os alunos. Eles têm acesso às
informações de que precisam, quando precisam delas
(just in time) e na dosagem requerida – nem mais, nem
menos – (just enough). Além disso, o pensamento
pedagógico passou a ver o conhecimento como algo
diferente da informação. É correto afirmar que a
informação e conhecimento são, respectivamente:
A
impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.
São dados ou matéria informacional relacionada ou
estruturada de maneira potencialmente significativa.
B
sempre uma teoria do conhecimento posta em
prática. É todo o conjunto de dados devidamente
ordenados e organizados de forma a terem
significado.
C
algo que se transfere e se recebe, ou que se
armazena em um livro ou em um site da Internet
para que outros tenham acesso a ela. É algo que se
constrói, um conjunto de modelos e esquemas
mentais que cada um precisa construir por si próprio
para poder fazer sentido da realidade que o cerca,
inclusive da quantidade enorme de informações a
que tem acesso com tanta facilidade.
D
associados a processos de comunicação e interação
pelos quais os membros de uma sociedade
assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes,
valores existentes no meio culturalmente organizado
e, com isso, ganham o patamar necessário para
produzir outros saberes, técnicas, valores. Está
presente sempre que um sinal é transmitido de um
lugar para outro.
E
o processo contínuo de desenvolvimento das
faculdades físicas, intelectuais e morais do ser
humano, a fim de melhor se integrar na sociedade
ou no seu próprio grupo. O resultado do
processamento, manipulação e organização de
dados, de tal forma que represente uma modificação
quantitativa ou qualitativa no conhecimento do
sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.