Pedagogia Educação e Sociologia Educação e cidadania

As mudanças que vêm ocorrendo nos modos de viver, conviver, trabalhar e aprender na Sociedade da Informação têm um grande impacto sobre a Educação. Elas transformaram, drasticamente, o contexto histórico, geográfico, social, cultural, político, econômico e tecnológico em que a Educação acontece. Atualmente não faz mais sentido que a escola continue a transferir informações para os alunos. Eles têm acesso às informações de que precisam, quando precisam delas (just in time) e na dosagem requerida – nem mais, nem menos – (just enough). Além disso, o pensamento pedagógico passou a ver o conhecimento como algo diferente da informação. É correto afirmar que a informação e conhecimento são, respectivamente:
  • A. impregnar de sentido o que fazemos a cada instante. São dados ou matéria informacional relacionada ou estruturada de maneira potencialmente significativa.
  • B. sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. É todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.
  • C. algo que se transfere e se recebe, ou que se armazena em um livro ou em um site da Internet para que outros tenham acesso a ela. É algo que se constrói, um conjunto de modelos e esquemas mentais que cada um precisa construir por si próprio para poder fazer sentido da realidade que o cerca, inclusive da quantidade enorme de informações a que tem acesso com tanta facilidade.
  • D. associados a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores. Está presente sempre que um sinal é transmitido de um lugar para outro.
  • E. o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. O resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação quantitativa ou qualitativa no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.