Imagem de fundo

É impossível enumerar todos os tipos e níveis de Planejamento necessários à atividade h...

É impossível enumerar todos os tipos e níveis de Planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la.


(GANDIN, D. A Prática do Planejamento Participativo. 2ª. ed.)


Analise as proposições seguintes:



I. Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja.

II. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação.

III. Avaliar deve sempre preceder o ato de Planejar para que se possam seguir passos condizentes e adequados à realidade da clientela.

IV. Planejamento do Sistema de Educação é o de maior abrangência (entre os níveis do planejamento na educação escolar), correspondendo ao planejamento é feito em nível nacional, estadual e municipal, incorporando-se às políticas educacionais.

V. No Planejamento Político - Social, a preocupação é responder às perguntas "o quê", "como" e "com quê", tratando prioritariamente dos meios.



Marque SOMENTE as proposições corretas.

A

I – II e IV.

B

II – III e V.

C

I – III e IV.

D

I – II e V.

E

I e III.