Pedagogia Planejamento na Educação Níveis e tipos de planejamento

Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações. (PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto políticopedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire)


Marque o que não constitui requisito fundamental do “Planejamento Educacional”

  • A.

    Definição da pontuação das atividades processuais e datas de respectivas aplicações.

  • B.

    Aplicação do método científico na investigação da realidade educativa, cultural, social e econômica do país.

  • C.

    Apreciação objetiva das necessidades, para satisfazê-las a curto, médio e longo prazo

  • D.

    Apreciação realista das possibilidades de recursos humanos e financeiros, a fim de assegurar a eficácia das soluções propostas.

  • E.

    Previsão dos fatores mais significativos que intervêm no desenvolvimento do planejamento.