Pedagogia Planejamento na Educação Níveis e tipos de planejamento

O planejamento escolar pode ser definido como o ato de “Antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa.” (VASCONCELLOS , 2000, p.79). 


A literatura especializada em planejamento escolar confirma a necessidade de organizar o processo de ensino e de aprendizagem considerando, exceto, a

  • A.

    organização de metas, tempos, ações, metodologias para atender às necessidades da escola.

  • B.

    sistematização, organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, articulado com o Projeto Político Pedagógico da escola.

  • C.

    tomada de decisões sobre quais habilidades e competências a serem desenvolvidas no percurso escolar dos alunos em cada área do conhecimento.

  • D.

    organização de ações que contemplem o pleno desenvolvimento dos alunos, abrangendo os aspectos cognitivos, emocionais e sociais realizados apenas pelo corpo gestor da escola.