Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem Ética Profissional

Com relação a um dos pilares da educação para o século XXI, intitulado do “Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros”, leia atentamente o que se enuncia. 

“[,,,] Sem dúvida, esta aprendizagem representa, hoje em dia, um dos maiores desafios da educação. O mundo atual é, muitas vezes, um mundo de violência que se opõe à esperança posta por alguns no progresso da humanidade. A história humana sempre foi conflituosa, mas há elementos novos que acentuam o problema e, especialmente, o extraordinário potencial de autodestruição criado pela humanidade no decorrer do século XX. A opinião pública, através dos meios de comunicação social, torna-se observadora impotente e até refém dos que criam ou mantém conflitos. Até agora, a educação não pôde fazer grande coisa para modificar esta situação real. Poderemos conceber uma educação capaz de evitar os conflitos, ou de resolvê-los de maneira pacífica, desenvolvendo o conhecimento dos outros, das suas culturas, da sua espiritualidade?” 

DELORS, Jacques. Os Quatro Pilares da Educação. 


Analise as proposições com V (Verdadeiro) ou F (Falso). Após análise direcionada para o entendimento da importância sobre a capacidade de compreensão do outro – base da ética da autonomia e da solidariedade, marque a série correta. 


( ) A moral, como forma de comportamento humano, possui também um caráter social, pois é característica de um ser que, inclusive no comportamento individual, comporta-se como um ser social. 

( ) A educação, no que diz respeito à ética, toma aspecto prioritário por ter, em seu meio, ações geradoras de conhecimento que norteiam inúmeras questões e por ter papel de formar, ao lado da família e da sociedade, cidadãos éticos. 

( ) Dentre as formas de abordar o mundo, a dimensão acerca dos valores destaca a ética, a estética e a política, caracterizando-as como reflexões que buscam o entendimento do mundo além das aparências. 

( ) Os fins da educação contemporânea não priorizam os aspectos relativos à conduta ética e moral uma vez que a sociedade atual encontra-se equilibrada e sem maiores problemas de cunho social e ambiental.

  • A.

    V; V; V; V.

  • B.

    V; F; V; V.

  • C.

    V; V; V; F.

  • D.

    V; F; V; F.

  • E.

    V; F; F; V.