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A função educativa da escola ultrapassa a função reprodutora do processo de socializaçã...

A função educativa da escola ultrapassa a função reprodutora do processo de socialização, já que se apoia no conhecimento público (ciência, filosofia, cultura, arte...) para provocar o desenvolvimento do conhecimento particular de cada um de seus alunos. A utilização do conhecimento público, da experiência e da reflexão da comunidade social ao longo da história introduz um instrumento que pode quebrar o processo reprodutor. Essa vinculação exige da escola e dos que nela trabalham, que identifiquem e desmascarem seu caráter reprodutor. (SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ A. I. Pérez, Compreender e transformar o Ensino.)

Analise as proposições seguintes:


I. As inevitáveis influências que a comunidade exerce sobre a escola e o processo de socialização sistemática das novas gerações devem sofrer a mediação crítica da utilização do conhecimento.

II. Na escola, deve-se analisar a complexidade que o processo de socialização adquire em cada época, comunidade e grupo social, assim como os poderosos e diferenciados mecanismos de imposição da ideologia dominante da igualdade de oportunidades numa sociedade marcada pela discriminação.

III. A função educativa da escola na sociedade pós-industrial contemporânea deve concretizar-se em dois eixos complementares de intervenção: o desenvolvimento radical da função compensatória; a reconstrução do conhecimento e da experiência.


Em relação à “Função educativa da escola”, marque a série correta.

A

I e II apenas.

B

II e III apenas.

C

I e III apenas.

D

I – II e III.

E

III apenas.