A função educativa da escola ultrapassa a função reprodutora do processo de socialização, já que se apoia no conhecimento público (ciência, filosofia, cultura, arte...) para provocar o desenvolvimento do conhecimento particular de cada um de seus alunos. A utilização do conhecimento público, da experiência e da reflexão da comunidade social ao longo da história introduz um instrumento que pode quebrar o processo reprodutor. Essa vinculação exige da escola e dos que nela trabalham, que identifiquem e desmascarem seu caráter reprodutor. (SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ A. I. Pérez, Compreender e transformar o Ensino.)
Analise as proposições seguintes:
I. As inevitáveis influências que a comunidade exerce sobre a escola e o processo de socialização sistemática das novas gerações devem sofrer a mediação crítica da utilização do conhecimento.
II. Na escola, deve-se analisar a complexidade que o processo de socialização adquire em cada época, comunidade e grupo social, assim como os poderosos e diferenciados mecanismos de imposição da ideologia dominante da igualdade de oportunidades numa sociedade marcada pela discriminação.
III. A função educativa da escola na sociedade pós-industrial contemporânea deve concretizar-se em dois eixos complementares de intervenção: o desenvolvimento radical da função compensatória; a reconstrução do conhecimento e da experiência.
Em relação à “Função educativa da escola”, marque a série correta.
I e II apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I – II e III.
III apenas.