De acordo com Cesar Coll na obra Psicologia e Currículo, a avaliação designa um conjunto de atuações previstas no Projeto Curricular, mediante o qual é possível ajustar progressivamente a ajuda pedagógica às características e necessidades dos alunos e determinar se foram realizadas ou não, e até que ponto, as intenções educativas que estão na base de tal ajuda pedagógica.
Nessa perspectiva, a avaliação desempenha duas funções. Analise-as a seguir, identificando como V (verdadeira) ou F(falsa) nas afirmativas, considerando as funções da avaliação concebidas pelo autor.
( ) Avaliação somatória – ajustar a ajuda pedagógica às características individuais dos alunos por meio de aproximações sucessivas.
( ) Avaliação somatória – determinar o grau em que foram conseguidas as intenções do projeto.
( ) Avaliação formativa – ajustar a ajuda pedagógica às características individuais dos alunos por meio de aproximações sucessivas.
( ) Avaliação formativa – controlar o êxito ou fracasso do processo educacional.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V, F, V, F.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.