Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem Gestão de Pessoas

Flávia trabalha como pedagoga em uma organização de grande porte que sempre investiu muito na qualificação e requalificação de seus funcionários e que tinha um departamento exclusivo para a área de treinamento e desenvolvimento (T&D). Considerando as mudanças na área, Flávia elaborou um projeto de criação de uma universidade corporativa e listou alguns argumentos comparativos entre os departamentos de T&D e tais universidades, para evidenciar para os diretores da empresa a importância de fazer a mudança que estava sendo proposta. O argumento que apresenta adequadas informações sobre os dois modelos de educação corporativa é:
  • A. o propósito geral de um departamento de T&D é apoiar a missão da organização, enquanto a universidade corporativa amplia a manutenção do conhecimento já existente;
  • B. ambos os modelos estão voltados para a construção de competências, mas a universidade corporativa apresenta um custo menor que o tradicional departamento de T&D;
  • C. o departamento de T&D tem como público-alvo de suas ações os empregados, enquanto a universidade corporativa estende seu foco para toda a cadeia de valor da empresa;
  • D. o departamento de T&D é sustentado pelo tripé treinamento, desenvolvimento e educação, e a universidade corporativa pelo tripé ensino, pesquisa e ascensão;
  • E. o departamento de T&D está voltado para as competências necessárias à empresa e a universidade corporativa para qualquer tipo de conhecimento do mundo acadêmico.