Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Gestão Democrática

Libâneo, Oliveira e Toschi, em sua obra “Educação escolar: políticas, estrutura e organização”, apresentam um amplo panorama da educação escolar, contemplando várias temáticas. A quarta parte do livro, intitulada “Organização e gestão da escola: os professores e a construção coletiva do ambiente de trabalho”, exibe quatro capítulos. No segundo capítulo, “O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática”, são anunciadas quatro concepções de organização e gestão escolar, a saber: técnico-científica; autogestionária, interpretativa e democrática- -participativa.

Assinale a alternativa que apresenta, de maneira correta, os princípios da organização e gestão democrática- participativa.

  • A.

    Decisões coletivas (assembleias, reuniões), eliminação de todas as formas de exercício de autoridade e de poder; ênfase nas inter-relações, mais do que nas tarefas.

  • B.

    A escola é uma realidade social intersubjetivamente construída, não dada nem objetiva; a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.

  • C.

    Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola; articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com ela.

  • D.

    Prescrição detalhada das funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.