Considerando a escola uma construção coletiva e permanente, NÃO podemos afirmar que
uma prática de reflexão coletiva é algo que se atinge de forma tranquila, pois há vários tipos de profissionais que nela desempenham o papel de articulador, sendo possível tratar as questões como se fossem simples de serem resolvidas.
é essencial a vinculação da escola com as questões sociais e com os valores democráticos, não só do ponto de vista da seleção e tratamento dos conteúdos, como também da própria organização escolar.
as normas de funcionamento e os valores, implícitos e explícitos, que regem a atuação das pessoas na escola, são determinantes da qualidade do ensino, interferindo de maneira significativa sobre a formação dos alunos.
com a degradação do sistema educacional brasileiro, pode-se dizer que a maioria das escolas tende a ser apenas um local de trabalho individualizado e não uma organização com objetivos próprios, elaborados e manifestados pela ação coordenada de seus diversos profissionais.
a experiência acumulada por seus profissionais é, naturalmente, a base para a reflexão e a elaboração do projeto educativo de uma escola. Além desse repertório, outras fontes importantes para a definição de um projeto educativo são os currículos locais, a bibliografia especializada e o contato com outras experiências educacionais.