Ao tratarem da Gestão Escolar, as “Orientações didáticas do Currículo da Cidade” (SME, 2019) afirmam que, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, as equipes gestoras são constituídas por Diretores, Assistentes de Diretor e Coordenadores Pedagógicos. Todos esses gestores escolares estão diretamente implicados com a finalidade pedagógica da escola, ainda que tarefas administrativas e, por vezes, burocráticas sejam necessárias. Nesse sentido, é valorosa a contribuição de Vitor Paro (2012) ao refletir sobre gestão escolar e sua compreensão em relação a processos administrativos e pedagógicos. Ele considera que “a boa realização do ensino (atividade-fim) é a razão de ser de todas as demais atividades: (atividades-meio)” e que não faz sentido a “dicotomia” por vezes existente entre administrativo e pedagógico. A seguir, fica claro que “é preciso que a gestão escolar assuma _______________, que gerencie os recursos de maneira que o objetivo pedagógico – o processo de ensino e de aprendizagem – se realizem sob as melhores condições”.
Assinale a alternativa que, de acordo com o documento examinado, preenche corretamente a lacuna do texto.
um papel de comando
uma postura disciplinadora
um caráter mediador
um caráter normalizador
um papel avaliador