Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem Gestão Escolar

Libâneo (2015) considera que “as concepções de gestão escolar refletem posições políticas e concepções do papel da escola e da formação humana na sociedade” . Analisando a concepção democrático-participativa, o autor explicita que nela “argumenta-se em favor da necessidade de se combinar a ênfase nas relações humanas e na participação nas decisões com ações efetivas para se atingir com êxito os objetivos específicos da escola. Para isso, valoriza os elementos internos do processo organizacional – o planejamento, a organização, a direção, a avaliação –, uma vez que não basta tomar decisões, é preciso que elas sejam postas em prática em função de prover as melhores condições para

  • A.

    promover a avaliação classificatória”.

  • B.

    qualificar mão de obra para a economia globalizada”.

  • C.

    preparar o alunado para o mercado de trabalho”

  • D.

    viabilizar os processos de ensino e aprendizagem”.

  • E.

    desenvolver levantamentos estatísticos”.