Imagem de fundo

Leia o texto abaixo e responda ao item 11. Texto 1 A escola como ato social foi assim v...

Leia o texto abaixo e responda ao item 11.

Texto 1

A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile DURKHEIM, que defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem permear. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.

A respeito da afirmação acima, julgue os itens abaixo e escolha a alternativa correta:
A
Saviani considera que a escola é conservadora e reprodutora, contudo acredita que ela pode ser, além disso, um espaço de transformação.
B
Pérez Gomes atribui à escola a função de promover o homem e, nessa perspectiva, propõe melhorias profundas na formação docente e no ensino discente.
C
Boudelaire propõe uma escola unitária e desinteressada, uma escola que não aja de forma imediatista, mas desinteressadamente, conduzindo o aluno ao hábito de estudar, analisar, raciocinar e abstrair.
D
Gramsci demonstra como as funções reprodutivista e pedagógica foram secundarizadas na escola cedendo espaço às novas funções geradas pelo desenvolvimento tecnológico.
E
O sociólogo francês Pierre Bourdieu afirma que os mecanismos objetivos que determinam a função social da escola são dois: conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.