Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

Entre as especificidades da cegueira no processo de ensino/aprendizagem, podemos citar algumas sobre as quais os professores devem orientar seu trabalho para favorecer a escolarização e o desenvolvimento do aluno cego:

  • A.

    os sentidos da audição e do tato são superdesenvolvidos e não necessitam de treinamento.

  • B.

    a possibilidade de imitar vem de acordo com a idade e surge espontaneamente, fazendo com que a criança adquira gestos sociais.

  • C.

    a exploração dos objetos e o aprendizado dos movimentos corporais devem ser guiados por contato físico e descrição do mediador.

  • D.

    os modelos em miniatura sobre animais, astros celestes etc. são suficientes para a formação de conceitos sobre eles.

  • E.

    as brincadeiras de bola devem ser evitadas, pois não são passíveis de compreensão e não favorecem a interação.