Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

Rosita Edler de Carvalho, ao se posicionar sobre o envolvimento do processo de Inclusão, na perspectiva das políticas públicas para a educação inclusiva, vislumbrando o quadro atual de “exclusões” considera que se pressupõe o desmonte da educação especial. A autora afirma que a proposta inclusiva tem gerado alguns equívocos, dos quais um muito comum
  • A. afirmar que o paradigma da inclusão não supera o da integração escolar.
  • B. não exigir diagnóstico clínico para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular.
  • C. privilegiar, na inclusão, o relacionamento interpessoal (socialização) com reforço apenas dos aspectos cognitivos.
  • D. acreditar que a proposta é dirigida apenas a alunos com deficiência ou com condutas típicas das síndromes neurológicas, psiquiátricas ou com quadros psicológicos graves.
  • E. supor que a inclusão e a integração não são assuntos específicos da educação especial, uma vez que na sociedade capitalista são muitos os excluídos, como por exemplo: os negros, os “diferentes”, os índios, os pobres.