Questão 1076910 - Igualdade
Concurso: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo - SP (SEE/SP) 2010 (3ª edição)
Cargo: Professor de Educação Básica II - Área Educação Especial (Especialidade: Deficiente Auditivo)
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Nível: Superior
Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade
- A. afirmar que o paradigma da inclusão não supera o da integração escolar.
- B. não exigir diagnóstico clínico para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular.
- C. privilegiar, na inclusão, o relacionamento interpessoal (socialização) com reforço apenas dos aspectos cognitivos.
- D. acreditar que a proposta é dirigida apenas a alunos com deficiência ou com condutas típicas das síndromes neurológicas, psiquiátricas ou com quadros psicológicos graves.
- E. supor que a inclusão e a integração não são assuntos específicos da educação especial, uma vez que na sociedade capitalista são muitos os excluídos, como por exemplo: os negros, os diferentes, os índios, os pobres.