Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Interdisciplinaridade

Considere o poema abaixo, de Gregório de Matos:



O todo sem a parte não é todo; 

A parte sem o todo não é parte; 

Mas se a parte o faz todo sendo parte, 

Não se diga que é parte, sendo todo. 



Na relação disciplina e currículo pode se afirmar que, tal como diz o poema de Matos, a interdisciplinaridade relaciona disciplinas (partes) e currículo (todo), exigindo:



I. A colaboração das várias ciências e artes para o estudo de determinados temas que orientam o trabalho escolar. 


II. A especialização de um grupo de professores nas diferentes disciplinas. 


III. O diálogo inteligente com o mundo e cuja gênese encontra-se na história do conhecimento. 


IV. A determinação para superar visões fragmentadas. 


V. Materiais e equipamentos especiais para viabilizar sua realização.





Está correto o que se afirma APENAS em

  

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I e V.