Questão 328423 - Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

Concurso: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 2008

Cargo: Analista em Ciência Júnior - Área Geral

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Superior

Pedagogia Legislação Educacional Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

Em uma conversa realizada numa "sala de bate-papo", pela Internet, alunos da educação básica, de diferentes pontos de Brasil, trocaram as seguintes informações sobre a organização do ensino:

Pedro: Estou no último ciclo do ensino fundamental.

Alice: Também estou terminando, mas estou no 9º ano.

Lívia: Que estranho! Estou terminando, mas estou na 8ª série.

Alice: Eu fiquei mais adiantada porque participei de um programa de aceleração de estudos, quando estava com atraso escolar.

Lívia: Aqui não tem isso. É proibido avançar nas séries, mesmo que sejamos avaliados.

Qual das apreciações abaixo faz uma análise correta dessas informações, de acordo com a LDB 9.394/96?

  • A.

    Pedro faz a colocação mais adequada ao que é exposto na LDB, que sugere uma adoção progressiva da organização em ciclos na educação pública.

  • B.

    Lívia está equivocada, pois a LDB prevê a possibilidade de aceleração de estudos, bem como o avanço nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado.

  • C.

    Alice está fazendo uma confusão quanto à estruturação do ensino fundamental em 8 anos, julgando ter se adiantado nos estudos devido à nova nomenclatura.

  • D.

    Há divergências entre as denominações apresentadas por Pedro, Alice e Lívia para a terminalidade do ensino fundamental, que não condizem com a forma como a LDB propõe organizar esse nível de ensino.

  • E.

    As informações dadas pelos três alunos são compatíveis com a LDB, que tem como característica marcante a flexibilidade.