Imagem de fundo

"Toda educação verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania precisa c...

"Toda educação verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça necessidades pessoais que podem estar relacionadas às ações efetivas do cotidiano, à transmissão e busca de informação, ao exercício da reflexão. De modo geral, os textos são produzidos, lidos e ouvidos em razão de finalidades desse tipo. Sem negar a importância dos que respondem a exigências práticas da vida diária, são os textos que favorecem a reflexão crítica e imaginativa, o exercício de formas de pensamentos mais elaboradas e abstratas, os mais vitais para a plena participação numa sociedade letrada." (Parâmetros Curriculares Nacionais " p.31)

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que cabe à escola viabilizar o acesso do aluno:

A

ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Isso inclui os textos das diferentes disciplinas, com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar.

B

ao mundo literário, considerando que todas as disciplinas têm o seu objeto específico de ensino e o da Língua Portuguesa e o universo de textos advindo da literatura.

C

ao universo dos textos didáticos, considerando aqueles contidos nas cartilhas e livros didáticos.

D

à diversidade textual, fruto da produção dos próprios alunos.