Questão 38394 - Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

Concurso: Prefeitura de Itaituba - PA 2006

Cargo: Professor - Área: Educação Infantil

Banca: Universidade da Amazônia (UNAMA)

Nível: Superior

Pedagogia Legislação Educacional Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Toda educação verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça necessidades pessoais que podem estar relacionadas às ações efetivas do cotidiano, à transmissão e busca de informação, ao exercício da reflexão. De modo geral, os textos são produzidos, lidos e ouvidos em razão de finalidades desse tipo. Sem negar a importância dos que respondem a exigências práticas da vida diária, são os textos que favorecem a reflexão crítica e imaginativa, o exercício de formas de pensamentos mais elaboradas e abstratas, os mais vitais para a plena participação numa sociedade letrada." (Parâmetros Curriculares Nacionais " p.31)

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que cabe à escola viabilizar o acesso do aluno:

  • A.

    ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Isso inclui os textos das diferentes disciplinas, com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar.

  • B.

    ao mundo literário, considerando que todas as disciplinas têm o seu objeto específico de ensino e o da Língua Portuguesa e o universo de textos advindo da literatura.

  • C.

    ao universo dos textos didáticos, considerando aqueles contidos nas cartilhas e livros didáticos.

  • D.

    à diversidade textual, fruto da produção dos próprios alunos.