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Após diversos resultados negativos nas avaliações externas sobre a competência leitora ...

Após diversos resultados negativos nas avaliações externas sobre a competência leitora e escritora das nossas crianças, passamos a nos perguntar: por que as crianças não têm se alfabetizado, mesmo freqüentando a escola? O que fazer? Assinale a alternativa que aponta causas desse fracasso e medidas para reverter o quadro numa perspectiva diferente da dos PCNs , respectivamente:

A

-O sistema de ciclo, a adoção do sistema de progressão continuada e a adoção de métodos inadequados de alfabetização. -Ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos, a adoção do método fônico.

B

-O desconhecimento dos usos e das funções da língua escrita, a teoria do letramento, o entendimento da alfabetização como codificação e decodificação. -A redução do Ensino Fundamental para 6 anos e a ampliação do Ensino Médio para 5 anos.

C

-A adoção de métodos de base fônica, a organização em torno da exploração sistemática e as relações entre "letra" e "som", alfabetização que relaciona o sistema fonológico do português e seu sistema ortográfico. -A manutenção do ensino fundamental em oito anos e a adoção do método fônico que já foi utilizado no passado.

D

-O desenvolvimento da consciência fonológica, a análise da relação entre "letras" ou "grafemas" e "sons" ou fonemas da língua. -A ênfase no desenvolvimento da fluência da oratória na leitura e a adoção do método fônico.

E

-Os professores que são despreparados e não conseguem perceber as dificuldades dos alunos, os sistemas de ensino do Brasil que prioriza as questões trabalhistas em detrimento das pedagógicas, o método silábico que está baseado numa gradual e sistemática exploração entre grafemas e fonemas. -A retomada da visão interacionista que rejeita uma ordem hierárquica de habilidades e adoção do método misto.