Pedagogia Legislação Educacional Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 1996, determina que a avaliação da aprendizagem seja contínua e cumulativa e que os aspectos qualitativos prevaleçam sobre os quantitativos. Adotar esta concepção de avaliação pressupõe que o professor:

  • A.

    despreze os momentos de avaliação formal, pois tais práticas tendem a discriminar os alunos que apresentam ritmos mais lentos de aprendizagem.

  • B.

    concentre-se apenas em avaliações diagnósticas a fim de replanejar o trabalho pedagógico constantemente.

  • C.

    decida com os seus alunos o que vão aprender e as estratégias de ensino, considerando o estágio do processo ensino-aprendizagem em que se encontram.

  • D.

    esteja atento aos progressos e resultados obtidos pelos estudantes ao longo do ano escolar e não apenas à nota da prova final.

  • E.

    realize avaliações somativas constantes para motivar o avanço dos alunos.