Imagem de fundo

A integração das tecnologias digitais da informação e comunicação nas atividades da sal...

A integração das tecnologias digitais da informação e comunicação nas atividades da sala de aula de cursos presenciais e a distância tem proporcionado o que é conhecido como ensino híbrido ou blended learning.


Staker e Horn (2012) apud Valente (2014) definem blended learning como um programa de educação formal que mescla momentos em que o aluno estuda os conteúdos e instruções usando recursos on-line, e outros em que o ensino ocorre em uma sala de aula, podendo interagir com outros alunos e com o professor.


Esses autores apresentam quadro modelos que categorizam a maioria dos programas de ensino híbrido ou blended learning: flex, blended misturado, virtual enriquecido e rodízio.


Sobre esses modelos marque a alternativa CORRETA:

A

No modelo virtual enriquecido, a ênfase está nas disciplinas que o aluno realiza presencialmente como, por exemplo, experiências práticas, laboratórios ou mesmo uma disciplina presencial. Tem como modelo a sala de aula invertida ou flipped classroom, no qual o aluno estuda antes da aula e a aula se torna o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas.

B

O modelo rodízio consiste em proporcionar ao aluno a chance de alternar ou circular por diferentes modalidades de aprendizagem. Esse modelo difere do blended misturado pelo fato de a maior parte do ensino estar acontecendo on-line, complementado com poucas atividades presenciais.

C

No modelo flex, a âncora do processo de ensino e de aprendizagem é o conteúdo e as instruções que o aluno trabalha via plataforma on-line. A parte flexível e adaptável corresponde ao tipo de suporte que ele recebe na situação presencial, podendo ser um apoio substancial de um professor certificado, ou uma pequena ajuda de um adulto que auxilia o aluno de acordo com a sua necessidade.

D

O modelo blended misturado consiste no cenário no qual o aluno opta por realizar uma ou mais disciplinas totalmente presenciais para complementar as disciplinas on-line. É o caso, por exemplo, de a grade curricular oferecida on-line não dispor de disciplinas de interesse do aluno, e que são oferecidas de forma presencial.